Sintepp Jacundá divulga resultado de audiência com Prefeitura e SEMED

Hoje, segunda-feira, 13/02/23, o Sintepp Subsede Jacundá mais uma vez voltou a se reunir com o governo municipal para discutir pautas pontuais que já vêm sendo debatidas no ano de 2023. Estiveram presentes os coordenadores gerais, Sebastião Gonçalves e Janes Rodrigues, e os coordenadores estaduais Cirlene Cabral e Vanildo da Cruz. Pela gestão participaram o prefeito Otonir Tavares e a secretária de educação do município Iara Meireles. Na pauta: o reajuste do novo piso de 14,95% para os professores, a volta da jornada de trabalho de oito para seis horas para o pessoal de apoio, a agilização da equipe técnica para dar andamento no processo de insalubridade e periculosidade de vigias e serventes, o reajuste dos assistentes educacionais, além de outras discussões ocorridas à mesa.

A primeira das pautas discutida a mesa foi uma resposta a respeito da reivindicação do grupo do pessoal de apoio que busca acordo junto ao governo para o possível retorno da jornada de seis horas, observado o aumento mínimo possível da oneração da folha com o aumento do quadro de servidores. Sobre isto, a secretária de educação ressaltou que, ainda essa semana, espera o término da lotação de todas as escolas, em todos os quadros: apoio, técnico, pedagógico e administrativo, e que após isso, verificará a possibilidade da divisão do grupo de trabalho, nas jornadas de trabalho de seis horas. Portanto ainda aguarda o final da lotação para dar uma resposta a categoria.

Sobre o reajuste do piso salarial do magistério, lei obrigatória, o prefeito assegurou os 14,95 %, já para o pagamento de fevereiro, com o retroativo de janeiro de 2023.

Outra pauta reivindicada foi sobre o reajuste dos salários dos assistentes educacionais. Neste ponto o prefeito, garantiu que irá discutir o assunto na próxima reunião e solicitou que a secretária de educação, Iara Meireles, se encarregasse de fazer o levantamento para ver a viabilidade do percentual possível para o aumento do grupo.

Quanto a pauta da periculosidade e insalubridade de serventes e vigias, a secretária informou que a empresa já está sendo licitada e que aguarda retorno dos trâmites legais. O sindicato por sua vez, cobrou agilidade no processo, pois se trata de uma demanda antiga.

A reunião deu-se por encerrada, ficando para a próxima semana, a possibilidade de nova reunião com o governo para continuar a discussão das pautas que ficaram pendentes.

O Sintepp Jacundá aguardará a agenda da secretária de educação para voltar a sentar e assim dar um retorno sobre as demandas a serem respondidas. O sindicato, mais uma vez, ressaltou a importância do diálogo permanente entre a categoria, representada através desta entidade sindical e o governo representado pela secretária de educação e o próprio prefeito. Ambos devem sempre primar pela defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e pela melhoria da educação em nosso município.

O Sintepp Jacundá estará convocando toda a categoria ainda essa semana para uma assembleia geral, na Sede Social do sindicato para discutirmos conjuntamente assuntos importantes em relação a educação no ano letivo de 2023.

Sintepp somos nós! Todos nós unidos pela força da coletividade e pela causa comum que é a Educação.

Coordenação Geral do Sintepp Subsede Jacundá

NOTÍCIAS RÁPIDAS