SINTEPP ingressará com ação judicial contra retorno do Grupo de Risco

O Governo Helder publicou em Decreto a obrigatoriedade do retorno aos postos de trabalho de todo o pessoal que compõe o grupo de risco da Covid-19, indicando o início do mês de outubro, juntamente com o retorno das aulas presenciais na rede pública, sem levar em consideração uma série de orientações sanitárias, que contrariam as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que reiteradamente apresenta uma série de protocolos de segurança para a volta às aulas.

A decisão de convocar os/as trabalhadores/as que estão na condição de vulnerabilidade ao trabalho levará ao máximo o risco para estes profissionais, que compreendem os idosos, diabéticos, hipertensos, renais crônicos, doenças respiratórias crônicas, cardiopatas, obesidade mórbida e grávidas, situações que são os principais fatores que elevam o risco de morte por Convid-19.

O Sintepp apresentou várias medidas baseadas nas orientações da OMS para um retorno seguro às salas de aulas, porém, o governo Helder ignora grande parte das recomendações e posicionamentos do Sindicato para que se protejam as vidas de nossos/as companheiros/as que estão nessa condição.

Chamamos a atenção para que não somente os nossos filiados/as, mas que os cuidados se estendam à comunidade escolar, visto que a Secretaria de Educação, não tem como saber quais servidores e/ou estudantes apresentam algum tipo de doença pré-existente, o que aumenta consideravelmente o risco.

O planejamento governamental também não está levando em consideração que tal decisão pode aumentar o contágio no meio discente, principalmente, entre as crianças e adolescentes, pois nos estudos atualizados dão conta que a transmissão da Covid-19, antes considerava apenas os grupos de risco, hoje volta a atenção as faixas-etárias, que compõem a maioria dos estudantes das redes públicas possam desenvolver a forma mais agressiva da doença, que segundo a Organização Pan-Americana de Saúde é a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, que está vitimando as nossas crianças.

Sendo assim, o Sintepp deve acionar ainda essa semana o Poder Judiciário para buscar impedir que uma decisão irresponsável como essa, que demonstra o desrespeito e descaso com a vida dos/as mais fragilizados/as nesta Pandemia.

Nota de Alerta: Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes provavelmente associada à COVID-19: uma apresentação aguda, grave e potencialmente fatal.
SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Infectologia e o Departamento Científico de Reumatologia. 20 Mai. 2020.

Sendo assim, o Sintepp deve acionar ainda essa semana o Poder Judiciário para buscar impedir que uma decisão irresponsável como essa, que demonstra o desrespeito e descaso com a vida dos/as mais fragilizados/as nesta Pandemia.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip