Sintepp e comunidade garantem na justiça retorno de dirigente sindical à escola de origem

A Coordenação da regional Metropolitana do Sintepp informa que em Santa Izabel do Pará, com a posse da nova Coordenação do sindicato, o prefeito Gilberto Pessoa (PSD) resolveu remover os Coordenadores do Sintepp para escolas mais distantes da Região.

Dessa maneira, o sindicato através de sua assessoria jurídica, promoveu Mandado de Segurança contra a Secretaria de Educação do Município e Coordenação de Lotação da Secretaria para garantir o retorno dos coordenadores sindicais para suas as escolas de origem.

No dia 11.09 o Juiz Cláudio Hernandes Silva Lima, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Izabel do Pará, garantiu a segurança ao Coordenador Ilson Xavier determinando o retorno do educador para desempenhar suas funções na Escola anterior, declarando-se nulos os memorandos de remoção antes proferidos.

A Coordenação Estadual do Sintepp registra que a perseguição aos (as) dirigentes sindicais por governos continua sendo algo comum nas gestões públicas. Ainda que a Constituição Federal de 1988 garanta a livre associação profissional e sindical, sendo vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical, os gestores públicos de sobremaneira autoritária tentam dificultar nosso trabalho, porém não nos intimidaram.

Que o ocorrido com Ilson Xavier sirva de exemplo, pois neste caso especificamente nem se debatia liberação sindical, e ficou nítido que a intenção do governo foi desarticular nossa organização na Subsede. No entanto, nossa dedicação ao trabalho de base mais uma vez fez a diferença, ou seja, nos deu certeza de que avançamos no rumo certo.