Sintepp Belém realiza assembleia geral amanhã (21) para definir calendário de lutas e apresentar nova Coordenação. Participe!

A Executiva Belém do Sintepp informa que realizará na próxima quarta-feira (21) assembleia geral ordinária, às 9h, no Centro Social de Nazaré, que debaterá assuntos de interesse da categoria e a Campanha Salarial 2015.
O Coordenador Geral, professor Aldo Rodrigues, antecipa que na reunião serão repassados os resultados das audiências ocorridas entre a entidade e o governo nos dias 16/09 e 07/10. “Como já é de conhecimento da sociedade, antes mesmo da greve que deflagramos em 2014, o governo empurrava brutalmente nossa categoria para a desvalorização. Além de enfrentarmos problemas semelhantes aos da Rede Estadual, como escolas sem infraestrutura e ainda batalharmos pela implementação da jornada de trabalho, Zenaldo Coutinho ainda segue a lógica de contenção orçamentária do PSDB e recentemente anunciou redução de gastos na folha de pessoal, finalizando horas extras, suspendendo tempo integral, e chegando inclusive ao cúmulo de retirar o vale alimentação de servidores em gozo de férias”, antecipou o sindicalista.
Além de debater as audiências com o governo, o Sindicato confirma ainda as seguintes pautas para a assembleia: fim do turno intermediário nas escolas municipais; criação de escolas pólos nos distritos para ofertar o Ensino de Jovens e Adultos (EJA); informes jurídicos sobre a greve de 2014, apresentação da nova Coordenação da Executiva e Distrital Belém do Sintepp e definição da agenda de lutas para o próximo período.
“O governo está procedendo de forma errônea quanto a finalização do turno intermediário. Especialmente nos bairros periféricos, onde ao invés de construir mais unidades de ensino e aumentar o número de vagas está simplesmente inchando os turnos da manhã e tarde, sobrecarregando os profissionais destes turnos, retirando a carga horária dos que estavam no intermediário e submetendo os alunos à superlotação, o que o próprio plano nacional de educação condena como falho e prejudicial no processo de ensino e aprendizagem”, esclareceu Aldo Rodrigues. Das 73 escolas de Belém, 27 ainda têm o turno intermediário.
Sobre as turmas do EJA, o Sintepp denuncia que o governo pretende reduzir turmas existentes, o que pode provocar o aumento da evasão escolar. “É de conhecimento de qualquer educador que aos alunos da EJA não cabe o modelo de enturmação que o governo quer nos impor neste momento. Uma vez que quanto menor o número de alunos mais garantias estes terão de avançar no processo de ensino/aprendizagem. Zenaldo, em uma ação irresponsável com a sociedade belenense, e sobre a desculpa de conter gastos pretende reunir vários alunos de escolas diferentes em uma única unidade de ensino. E a população precisa saber dos prejuízos que terá com esta ação do governo, uma vez que ao estudante da EJA (em sua maioria estudante/trabalhador) já é difícil chegar até a escola imagine se esta estiver longe de seu domicílio?”, questiona Rodrigues.

banner_assembleia