Seminário de Finanças: Sintepp imprime a marca da transparência

DSC_0212bOcorre hoje (20) e amanhã (21) no Auditório da Escola de Educação Física da UEPA, na Av. João Paulo II, o Seminário de Finanças do Sintepp, organizado pela Coordenação Estadual de nossa entidade com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas quanto à gestão das Secretarias de Finanças existentes nas cerca de 127 subsedes e 10 regionais.

A programação, composta por palestras e oficinas, contou no primeiro dia com a palestra intitulada “Administração Sindical – Compromisso com a transparência”, ministrada pelo companheiro Gerson Rodrigues, oportunidade em que foi mostrado aos participantes algumas formas de coordenar administrativamente o sindicato sem deixar de lado o elementar compromisso com a transparência. A tarde ocorreu a 1ª Oficina que versou sobre Administração Financeira, coordenada pela contadora Patrícia Freitas, onde foram apresentadas as estratégias para captar recursos e gerir financeiramente nossa entidade, aproveitando inclusive os projetos de incentivo existentes. A Secretária Estadual de Finanças, Conceição Holanda lembrou que uma das estratégias para arrecadar recursos ainda é a campanha de filiação, “Temos que intensificar este trabalho, porque além de nos fortalecer financeiramente, nos engrandece politicamente”, comenta.

Tendo como um dos seus principais objetivos a construção da transparência, a gestão “SINTEPP DE LUTAS E CONQUISTAS”, lança o desafio de controlar e publicizar as prestações de contas de todas as subsedes e regionais que compõem o maior sindicato do estado do Pará. A tarefa é árdua, mas a coragem de construir um trabalho limpo e competente sempre acompanhou e continua a acompanhar o Sintepp e a demonstração está em ações como o seminário que segue. “De manhã o debate foi bastante participativo. Todos elogiaram de imediato por entender que para além de ser um debate sobre finanças estamos aqui tratando de gestão”, explica Conceição Holanda.

No segundo dia haverá a oficina sobre Prestação de Contas pela parte da manhã, e a tarde será elaborada e apresentada a Carta Compromisso que encerra a atividade. A estruturação do seminário foi pensada para contemplar as questões imediatas de organização da entidade, mas com o completo entendimento de que não se esgota neste momento, como já dito, foi apenas um passo inicial que foi recebido com contentamento pelos dirigentes. “Como na questão da formação nós ainda temos poucos momentos é muito bom quando a Coordenação Estadual chama os representantes das Secretarias de Finanças, das subsedes, para trabalhar questões de organização interna. Outro ponto é que a gente tem como conhecer a realidade de cada subsede, que é uma das grandes dificuldades que temos. Não conhecemos as particularidades de cada regional, de cada subsede e através de momentos como este temos um panorama do andamento da entidade como um todo”, diz Sandro Pimentel, coordenador geral da subsede de Gurupá, na Regional Xingú.

A ideia de tornar transparente o sindicato já está em andamento e a pretensão é garantir a divulgação para toda a sociedade civil das finanças não só da Coordenação Estadual, mas de todas as Regionais e Subsedes, através da publicação de boletins virtuais e impressos. Esperamos que esta experiência possa servir de exemplo para outras entidades e organizações da sociedade civil. Ainda há muito trabalho a ser feito, aliado a uma grande mobilização interna da Coordenação Estadual para se fazer presente nos diversos municípios onde encontramos nossa categoria.

Com os desafios lançados, nossa coordenação se coloca a frente da ampla organização e encara a responsabilidade por uma das questões que sempre foi uma das maiores dificuldades de qualquer organização sindical, o equilíbrio das finanças sem deixar de garantir as bandeiras mais que fundamentais na luta pela qualidade da educação pública e de qualidade.