Nota em Defesa da Amazônia

A Coordenação de Assuntos de Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará – SINTEPP vem externar a profunda preocupação e indignação com o descaso com que o presidente da República, Jair Bolsonaro, trata a Amazônia Brasileira.

O desprezo do governo de nosso país com a Amazônia começa com a demissão do presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE – com a alegação do presidente de que os resultados divulgados pelo instituto sobre as queimadas eram mentiras. O INPE faz o monitoramento da Amazônia há décadas e nunca falhou nos seus resultados de modo que hoje a Floresta Amazônica está agonizando devido aos desmatamentos e às queimadas anunciadas pelo órgão e ignoradas por Jair Bolsonaro.

Segundo Agência Espacial Americana (NASA), 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010. Ainda segundo a Agência, queimadas e desmatamentos estão relacionados na Amazônia e as queimadas aumentaram 82% em relação ao mesmo período em 2018. (Fonte: G1, consultado em 24/08/2019).

Bolsonaro não conseguindo mais sustentar a desastrosa demissão do presidente do INPE passou a culpar, sem provas, as ONG’s pelas queimadas demonstrando sua total incapacidade de defender a Amazônia. Somente depois de várias manifestações de líderes e celebridades internacionais denunciando as queimadas na Amazônia, o governo federal resolve tomar algumas medidas para combater os incêndios. Lamentavelmente, isso só demonstra a falta de patriotismo e soberania do presidente Jair Bolsonaro, que se diz patriota.

Os trabalhadores e as trabalhadores em educação estão indignados com a grande falta de cuidado do governo Bolsonaro com a Meio Ambiente, em especial com a Amazônia.

Os educadores e educadoras sabedores da imensa importância que a Floresta Amazônica tem para o mundo e para as futuras gerações vão continuar defendendo a floresta e seu povo bem como denunciando o descaso de Jair Bolsonaro com um dos maiores biomas do planeta.

Por fim, nós trabalhadores e trabalhadoras em educação nos solidarizamos e integramos aos movimentos sociais em defesa da Amazônia brasileira.

Viva a Floresta Amazônica!

COORDENAÇÃO DE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SINTEPP.