Não existe Educação quando a comunidade escolar é maltratada

Na manhã de ontem (14) ocorreu na Casa Civil um ato público para acompanhar a reunião agendada pelo governo Helder com o Fórum Estadual dos Servidores Públicos do Pará. Além da representação dos sindicatos de classe, estiveram pelo governo Helder: a Ouvidoria, a SEFA e a SEPLAD.

Acompanhe um resumo da audiência:

REAJUSTE DO SALÁRIO-MÍNIMO

Após explanações e diante de questionamentos do governo sobre o reajuste ou não do salário mínimo, houve a promessa de que o mesmo será pago no contracheque desse mês, retroagindo em forma de abono até o mês de abril e a partir daí incorpora-se no vencimento-base, conforme estabelecido pela MP 1172/2023. O governo, porém, informou que concedeu 15% de reajuste para o grupo magistério e que não haverá reajuste para os servidores que têm o vencimento-base acima do mínimo.

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

O governo anunciou um aumento de 20% apenas para os servidores que não tiveram nenhum reajuste salarial esse ano, que são em torno de 30 mil, que segundo o governo ocorrerá no salário de julho.

Oportunamente, nossa coordenação reiterou que a postura do estado tem sido das piores possíveis em relação ao conjunto das categorias, pois o governo não respeitou a data-base de abril e aplica um arrocho salarial, pois existem perdas reais durante a gestão do governo Helder, e a política de reajustar o auxílio-alimentação para alguns irá corroborar para uma distorção que sempre foi combatida pelo Fórum de sindicatos.

Amanhã (16) o Sintepp reúne com o titular da pasta da educação no Estado, Rossieli Soares. Além da pauta de nossa Campanha Salarial, Pedagógica e Social para este ano, pontuaremos os sábados letivos e o pagamento (em folha suplementar) da falta referente à Paralisação Estadual de 26 de abril de 2023.