“Instrumentalizar a categoria a usar a comunicação como arma de combate”

Iniciou na tarde de ontem (26) o II Encontro Estadual de Comunicação Sindical de Comunicação Sindical do Sintepp, na EE. Anísio Teixeira, em Belém. Após a mesa de abertura, que contou com a Coordenação Geral e Secretaria de Coordenação de Comunicação do Sintepp, Sindbancarios/ES e Sintprevs/Pa, sendo que as demais entidades justificaram ausência, houve a mesa de debate “Uma ponte para o futuro: o golpe de morte na educação pública”, com participação dos palestrantes Claudia S. Giannotti (Jornalista e Coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC|RJ) e Carlos Pereira de Araújo (Secretário de Imprensa e Comunicação – Sind. Bancários/ES) e intervenções das Subsedes.
Para Noel Sanches, Coordenador da Subsede de Santarém, na Regional Oeste, este encontro propicia transformação sindical e social. “Para mim está sendo muito valioso participar desse momento de linguagem sindical por meio das mídias. Uma aula de produção discursiva, cuja essência do texto evoca a transformação social”, comentou.
Neste sábado (27) ocorre pela manhã as mesas de debate “A Democratização da Comunicação no Brasil” e “Pagamento da Dívida e a falência da Educação Pública”, onde foi registrada a presença do Sinasefe e Movimento Jornalistas Livres. A tarde as temáticas “Hegemonia e Luta de Classes: a grande mídia e seu olhar sobre a luta dos (as) trabalhadores (as)” e “Impactos socioambientais a partir da retomada dos grandes projetos na Amazônia” serão as mesas em destaque.
A noite terá a programação cultural, na Sede do Sintepp, que iniciará com Lançamento do livro “Os bastidores de uma luta” da escritora Enrica Peniche, que conta a história da luta do Sintepp no município de Mãe do Rio, logo após sarau cultural, e para fechar a noite se apresentará a cantora Juliane Maciel.
O Coordenador de Santarém congratulou a iniciativa da Coordenação Estadual do Sindicato. “O Sintepp está de parabéns por instrumentalizar a categoria a usar a comunicação como arma de combate”, concluiu Noel. No domingo (28) o encontro se encerra com ciclo de oficinas, na EE. Anísio Teixeira.

Para acessar os álbuns do evento Facebook clique neste linkaqui.