Greve em Uruará

Pressionada, Câmara de Vereadores atende pedido do Sintepp e votará hoje (12) afastamento do Prefeito

Trabalhadoras (os) da educação ocuparam a câmara de vereadores do município de Uruará na Regional Xingu do Sintepp. Depois de muita confusão e tumulto o presidente Gedeon Moreira (PTB) cedeu à pressão dos (as) educadores (as) e decidiu por em votação pedido de afastamento do prefeito Everton Moreira, o “Banha” (SD), o pedido é dos vereadores da oposição. O requerimento acusa o executivo de desvio das verbas da educação e irregularidade na administração publica do município.

No fim do mês de abril as escolas decidiram paralisar após professores cruzarem os braços e se negarem a dar aulas por estarem sem receber seus salários. Os concursados já estão há mais de três meses sem receber e contratados, que são a maioria dos servidores, ainda não receberam nenhum salário do ano de 2016. Com a paralisação iniciada pela categoria junto ao Sintepp, os pais de estudantes e alunos decidiram apoiar os educadores (as), mas o movimento desagradou o prefeito que, de forma autoritária, determinou aos diretores das escolas do Município que providenciassem uma lista de professores (contratados) para que estes fossem demitidos. Alguns diretores se recusam a entregar lista de professores de suas escolas para ser demitidos, alegando ser absurda a decisão do prefeito.

Diante dos abusos do governo a categoria decidiu entrar em greve no dia 02 de maio com a seguinte pauta: contra a demissão em massa de professores; atraso de salários; reformas das escolas; além dessa pauta os servidores cobram também prestação de contas de nove milhões do repasse do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que deveria ser usado pelo menos 60% para pagamento de salário dos professores.

 O Sintepp repudia a decisão do Prefeito e afirma estará presente junto aos servidores municipais e a comunidade escolar na sessão extraordinária da câmara municipal desta quinta-feira (12) para pressionar os vereadores a votarem a favor do afastamento do prefeito que só tem massacrado a classe trabalhadora de Uruará.

 
 
 
 
 

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip