Acompanhe o resultado.
Sobre a reunião com o presidente do IASEP realizada no dia 15/03 (QUA), às 15h.
PAUTA:
- Sobre Débitos com Prestadores.
O presidente do IASEP informou que o Instituto está em processo de quitação dos débitos com os prestadores de serviços em saúde, após a suspensão de todos os pagamentos, por 55 dias, em virtude da substituição do sistema SIAFEN, o que acumulou ainda mais os débitos do IASEP. Porém, o presidente do Instituto assegurou que há receita suficiente para a quitação e pleno cumprimento do Contrato com os Credenciados. - Ouvidoria – serviço de atendimento ao segurado. Foi criado na última segunda-feira (13/03) o atendimento por e-mail, whatsapp, telefone e presencial. Contará com 04 servidores e será implantado imediatamente.
A Ouvidoria será um instrumento importante de reclamações e denúncias dos servidores e permitirá ao Instituto tomar providências para solucionar o problema, bem como, melhor avaliar os serviços prestados pela instituição. - Quanto ao Segurado Celetista Aposentado.
Trabalhadores celetistas quando se aposentam, passam a ter vínculo com o INSS, de modo que perdem o vínculo com o IASEP. Trata-se dos trabalhadores da Emater e de outras Entidades públicas. Segundo o IASEP, aproximadamente 10 Mil segurados. Operacionalmente será garantido e mantido o atendimento, pelo IASEP, aos aposentados Celetistas, através de pagamento de boleto. - Odontologia –
Não precisará de alteração legislativa. Será aberta chamada pública para credenciar Empresa Prestadora de serviços odontológicos aos segurados do IASEP.
A chamada pública está prevista para Março/2023. O custeio será dentro da receita atual do Instituto que suporta tal demanda. - Guia Médico.
Será atualizado e disponibilizado em Modo Eletrônico, no site do Instituto. - Denúncias:
O presidente reconheceu que tomou conhecimento de cobranças indevidas por alguns prestadores, da necessidade de aumentar a quota de atendimento e de novos credenciamentos, a demora na marcação de consultas e a preferência de prestadores pelo atendimento a clientes da UNIMED. Se comprometeu a fiscalizar e ter uma conversar com os prestadores para superar esses problemas. - Ações Emergenciais.
Haverá reajuste no valor das consultas, de modo que o valor fique igual ao que a Unimed paga para os seus credenciados; Haverá novos credenciamentos no interior do Estado e a regularização dos serviços dos atuais prestadores com a quitação dos débitos com hospitais, clínicas e profissionais de saúde, sobretudo no interior do estado. - Receita do IASEP.
Têm média mensal R$ 80 Milhões por mês, chegando a 1 BILHÃO de reais por ano. O IASEP tem prazo contratual de 90 dias para pagar cada fatura dos prestadores de serviços. Hoje, o IASEP é superavitáriio, mas precisa quitar os débitos com os prestadores. - Auditoria interna para regularizar as contas do Instituto.
Não haverá reajuste da alíquota paga pelos servidores e se houver necessidade de aporte financeiro, virá do Estado (SEFA), para o IASEP. - Reavaliar a composição do CONAD – Conselho de Administração do IASEP.
Seplad, Vice-governadoria, Alepa, servidor Ativo, servidor Aposentado, Servidor Militar, etc.
Queremos a paridade de representação no Conselho, com a indicação de mais servidores - Prazo de 30 dias:
O presidente do IASEP pediu um prazo de 30 dias para tomar as medidas necessárias, que visam solucionar os problemas apontados pelas entidades. - Nova Audiência:
- Será realizada uma nova reunião, no dia 14/04/23, às 15:00h., com as entidades sindicais, quando será apresentado um demonstrativo financeiro do Instituto, situação dos credenciados, novos credenciamentos e as ções administrativas que visam superar os problemas da instituição.
Fórum das Entidades Sindicais