O documento, proposto pelo Fórum Nacional de Educação no Campo (FONEC), será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação. A assinatura das entidades paraenses ocorreu ontem, 23, durante o debate virtual “Educação em tempos de pandemia em debate – Defender a vida vai além de reorganizar calendário”.
Para ler a Carta clique a seguir: Carta ao CNE em defesa da Vida.
Nesta quinta-feira (23) o SINTEPP participou de mais um importante debate em defesa da educação pública, como parte de nossas programações da Semana Estadual em Defesa da Escola Pública, com o tema: “A educação em tempos de pandemia: defender a vida vai além de reorganizar calendário.”
O debate contou com a participação de Beto Andrade (Professor e Coordenador Geral de nosso Sindicato), da Dra. Ioná Nunes (Promotora de Justiça), de Marcelo Costa (Presidente da Comissão de Educação da OAB) e do Professor Dr. Salomão Hage, representando o Fórum Paraense de Educação no Campo – FPEC/UFPA.
O momento versou sobre os problemas e desafios da educação nestes tempos de pandemia, apontando os limites e autoritarismo, disfarçados na oitiva feita pelo Conselho Nacional de Educação – CNE, que insiste numa lógica privatista da educação, baseado em pressupostos completamente fora da realidade da educação brasileira.
A articulação dessas entidades também culminou com a publicação de uma Carta subscrita pelo FPEC, Fórum Nacional de Educação do Campo – FONEC, SINTEPP e a OAB.
O documento será encaminhado às instituições estaduais e nacionais que trabalham na área da educação (CNTE, OAB, Conselho Nacional do Ministério Público, dentre outras), bem como aos legislativos municipais, estadual e nacional.
Nossa categoria deve se engajar sempre nessa luta da defesa da escola pública e dos direitos. Uma luta de todos/as nós!
Coordenação Estadual do SINTEPP.
Para acompanhar o debate “Educação em tempos de pandemia – Defender a vida vai além de reorganizar calendário” na íntegra clique aqui.
Errata:
Divulgamos equivocadamente que esta atividade aconteceria hoje (24) e não ontem (23) como estava agendada. Nos desculpamos e solicitamos a quem recebeu a divulgação erroneamente informada que a desconsidere.