Sintepp nas ruas e nas lutas por qualidade de ensino e em defesa da educação pública

O feriado nacional do Dia do (a) Professor (a) ocorrido nesta quinta-feira (15) foi mais um momento de luta para nossa categoria. Em Belém, o Sintepp realizou panfletagem e ato político-cultural no Mercado de São Brás, no final da tarde e início da noite. Na oportunidade denunciamos à sociedade o desmonte da educação pública, promovido pelo governo Jatene (PSDB) e demarcamos a luta histórica dos trabalhadores em educação pela garantia do piso salarial, jornada de trabalho, reforma das escolas, qualidade de ensino e combate à violência.

Novamente nossa interação com a comunidade foi a melhor possível, visto que, como já registramos em diversos momentos de atividades de nosso Sindicato, nosso objetivo sempre será o de cumprir a complexa função social de educar criticamente nossos (as) alunos (as), como bem nos ensinou o mestre Florestan Fernandes, “Um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego como as que temos”.

Entre as entidades da sociedade civil organizada, representantes da base, estudantes e pais de alunos que compareceram à manifestação registramos e agradecemos as saudações recebidas da Adufpa, Sinduepa, Sindtifes, Andes/Regional Norte II, DCE/UFPA, DCE/Unama, Comitê Xingu Vivo para Sempre, Comitê Popular Urbano/Resistência Urbana, além dos vereadores Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL).

Em tempos de propaganda de uma “pátria educadora”, em que infelizmente nossa categoria não tem o que comemorar, uma vez que os governos mantêm pontualmente a retirada de direitos da classe trabalhadora, agradecemos também ao sopro de esperança repassada na poesia “Combatido nunca Vencido” do professor de Inglês da EE. Frei Daniel, Urcir Roberto Santos, declamada pelo mesmo durante o ato.

E é exatamente neste horizonte de esperança que nos dignificamos, na certeza de cotidianamente cumprir nossa tarefa profissional de educar, porém sem a prerrogativa de abandonar nossos direitos constitucionais uma vez que somente desta forma poderemos avançar para uma sociedade onde a diversidade ideológica e cultural de todos se alinhará em oportunidades igualitárias.

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE!

POR MELHORES CONDIÇÕES DE SALÁRIO E DE TRABALHO!

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO!

CARREIRA E REMUNERAÇÃO UNIFICADO AOS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA!

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip