Dia 15 de outubro – Dia do Professor e Professora: “Ser educador e não lutar é uma contradição pedagógica” (Paulo Freire)

Dia Nacional de luta em defesa da educação pública

Sintepp na luta pela garantia do piso salarial, jornada de trabalho, reforma das escolas, qualidade de ensino e combate à violência.

Neste dia 15 de outubro, em que se comemora o Dia Nacional do (a) Professor (a), o Sintepp parabeniza a todos (as) os trabalhadores (as) em educação pública do Estado do Pará, por entender que o temos uma função social extremante relevante, que é a de preparar o (a) estudante para uma sociedade onde as pessoas possam ter os mesmos direitos.

Esta complexa função social, que é a de educar, nos leva a desafios de primeira ordem, na atual conjuntura, uma vez que interagimos com o (a) educando (a), não somente através do conteúdo que é trabalhado em nossas disciplinas específicas, e sim, para além da mera transmissão de conhecimentos, visto que cada aluno (a) trás consigo uma história, uma identidade, seja ele (a) onde estiver inserido (a), que dialogamos com suas famílias e demais membros da comunidade escolar), e este é um dos fatores que faz com que o (a) professor (a) seja respeitado e valorizado como uma das profissões mais nobres da coletividade.

No âmbito nacional passamos por cenário crítico, mesmo que nossa categoria tenha obtido, por sua luta, importantes vitórias nas últimas décadas para os trabalhadores do magistério, por exemplo, como o piso nacional, observamos um achatamento nacional com relação à remuneração dos (as) trabalhadores (as). Estando a ampla maioria dos (as) profissionais em educação, em especial os professores (as), com a remuneração na margem ou próximo ao piso nacional, isso mostra uma baixa no poder aquisitivo de alguns estados como São Paulo, Minas Gerais e até mesmo o Distrito Federal. Ainda que na contramão, municípios menores apresentem crescimento. Por isso caberá ao governo Dilma (PT) e sua base aliada encontrar uma saída para está crise que não onere ainda mais a classe trabalhadora. No último período o governo autorizou cortes de R$ 69 bi dos órgãos federais. Só as universidades públicas foram impactadas com cortes de cerca R$ 11 bilhões.

Infelizmente, no Estado do Pará vivenciamos o pior momento político como relação a situação da educação pública. Gostaríamos de hoje estabelecer um novo parâmetro, onde de fato o professor fosse valorizado, no entanto a política implementada pelo governador Simão Jatene (PSDB) nos empurra para a baixa estima. Uma vez que este governo não entende que nós educadores (as) estamos desenvolvendo nossa função social: ou seja, estamos mostrando para os (as) alunos (as) e para a sociedade que esta política que está sendo gestada no Estado está levando e levará mais ainda a educação pública para a exclusão social.

No entanto, é exatamente este compromisso social que cada educador (a) paraense tem que nos dignifica, renova nossas esperanças, e temos a certeza de que seguimos no caminho mais coerente, o de permanecer atuando na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Isso é o que faz com que sigamos em frente, cumprindo nosso papel na sociedade, que é educar o (a) aluno (a) na perspectiva que este possa sim exigir seus direitos constitucionais do Estado e a partir daí nós possamos avançar para uma sociedade onde as pessoas reconheçam a diversidade ideológica e cultural, mas que também exijam que todos tenham as mesmas oportunidades.

O Sintepp agradece a todos (as) os (as) professores (as) pelo cumprimento desta função social, pelo seu primoroso desempenho em sala de aula e pelo compromisso com nossos (as) estudantes, mesmo que não sejamos valorizados pelos governos. Tal compromisso comprovado para toda sociedade uma vez que a maioria dos (as) alunos (as) que ingressam universidades é oriunda  de escolas públicas. Quão nossa satisfação ao ver nossos educandos (as) ingressando em cursos de formação superior.

Na capital paraense, o Sintepp convida a categoria para um ato político-cultural que ocorre nesta quarta-feira (15), a partir das 17h00, no Mercado de São Brás. As demais Subsedes do Sintepp programam atividades festivas e luta.

POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE!

POR MELHORES CONDIÇÕES DE SALÁRIO E DE TRABALHO!

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO!

CARREIRA E REMUNERAÇÃO UNIFICADAS AOS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA!

banner_professor.cdr

NOTÍCIAS RÁPIDAS