Debate na escola: pelo fim do extermínio da juventude negra e pobre amanhã (20) na EE. Jarbas Passarinho

Depois de um ano do lançamento do micro projeto Debate na Escola, o Sintepp volta à escola para abordar temas de interesse social, gerando uma reflexão e apontando propostas para redução dos danos causados pela ausência de políticas públicas para a população.

Desta fez o convite veio da comunidade escolar Jarbas Passarinho, localizada no bairro do Marco em Belém, e a Coordenação Estadual do sindicato realiza nesta quinta-feira (20) o debate com o tema: pelo fim do extermínio da juventude negra e pobre.

“O diferencial de nossa gestão se mostra em momentos como este. Firmamos o compromisso com a base e dialogamos sobre os temas recorrentes nos espaços educacionais. O mapa da violência no ano passado já apontava a triste realidade de homicídios entre jovens negros e de baixa renda, os mesmos jovens que temos o compromisso de educar. Se o governo Jatene prefere maquiar a situação, nossa postura naturalmente será a de abrir espaço para que o próprio jovem reflita e aponte caminhos de superação. Afinal, como construtores de nosso futuro ele precisa ter ciência de seus direitos e deveres”, esclarece Williams Silva, Coordenador Geral do Sintepp.

Após mais de 20 anos de pesquisa, os dados divulgados pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) no Mapa da Violência apontam os homicídios da juventude negra brasileira como um problema de Estado. “Enquanto permanecermos parados assistiremos o crescimento da violência e das mortes. Os assassinatos ocorridos no inicio de novembro em cerca de cinco bairros da periferia de Belém acresceram estas estatísticas. Não podemos ficar inertes diante dessa barbárie!”, completa Williams Silva.

A programação também faz parte das iniciativas de resistência da Coordenação do Sintepp na Semana da Consciência Negra, que tem alusão neste 20|11 a morte de Zumbi dos Palmares, líder da luta quilombola na Região Nordeste do país no século XV e exemplo de libertação para o povo negro no País inteiro.

Construir uma sociedade de iguais é possibilitar a intervenção da sociedade organizada. O debate na escola Pelo fim do extermínio da juventude negra e pobre será aberto ao público em geral, porém o Sintepp tem a honra de convidar em especial alunos, pais e responsáveis e os educadores da EE. Jarbas Passarinho.

Só conquista quem luta!

Serviço:
Debate na escola
Tema: “Pelo fim do extermínio da juventude negra e pobre”
Data: 20|11 (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: EE. Jarbas Passarinho (Av. Rômulo Maiorana, entre Tv. Pirajá e Tv.  Perebebuí – Marco)

 

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip