CER aprova Paralisação Estadual em Defesa do Serviço Público

A Coordenação Estadual do Sintepp também tomou posse durante o Conselho e nossa entidade inaugurou sua nova Sede Administrativa.

Nossas atividades começaram na quinta-feira, 27, quando a Coordenação Estadual anterior realizou sua última reunião, na Sede Campestre do Sindtifes, em Belém. Um momento político importante para nosso sindicato, uma vez que temas de organização interna de nossa luta estiveram em debate, prevalecendo novamente nossos princípios de construção coletiva.

Já nos dias 28 e 29 de janeiro realizamos o Conselho Estadual de Representantes (CER) do Sintepp, na modalidade semipresencial, pela plataforma Zoom e na Sede Campestre do Sindtifes. O CER teve a seguinte programação: Análise de Conjuntura; Campanha Salarial 2022; Precatórios do Fundef; Pendências de Subsedes apresentadas ao CER; Posse da Coordenação Estadual; Novo Fundeb X PCCR e Inauguração da Sede Administrativa. 

Na abertura os trabalhos na sexta-feira, 28, as/os conselheiras/os aprovaram a pauta acima citada e iniciaram os debates pela pauta de Análise de Conjuntura. A mesa foi coordenada por Whisney Messias e Eusa Silva. As centrais sindicais se manifestaram da seguinte maneira: Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Mateus Ferreira; CUT: Daniel Rodrigues; CTB: Thiago Barbosa; e CSP Conlutas: Silvia Letícia. 

A mesa de debate sobre a Campanha Salarial de 2022, coordenada pela companheira Cirlene Cabral e Léia Pinto e compartilhada pela Coordenação Estadual – Beto Andrade e pelas Regionais: Sul – Marcelo Flávio; Nordeste 2 – Izana Silva; Oeste – Débora Miranda; Xingu – Mônica Brito; Metropolitana – Renato Castro; Nordeste 1 – Álvaro Oliveira; Baixo-Tocantins – José Júnior; Marajó – Eusa Silva; Tocantina – Aléia Tenório; Sudeste – Nedyma Costa.     

Nesta mesa foram aprovados os seguintes encaminhamentos: Paralisação Estadual com ato público para o dia 1º fevereiro, a partir das 9h, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Ocorre que, a abertura dos trabalhos legislativos na Casa foi programada para 02.02. Nesta ocasião o governador apresenta sua mensagem aos/às deputados/as paraenses. Nossa Coordenação decidiu, portanto, que a Paralisação Estadual da Educação seria adiada para o dia 2 de fevereiro); Foram referendados os eixos da Campanha Salarial deste ano ocorridos na assembleia de lançamento da Campanha em 07 de janeiro; Reafirmou-se o tema “Pra fazer valer nossos direitos”; foi ratificada também a decisão da assembleia geral do Sintepp, de 7 de janeiro, em que a categoria aprovou que se Helder Barbalho (MDB) não pagar o piso não serão iniciadas as atividades do ano letivo de 2022 e será iniciada greve por tempo indeterminado na Educação Pública do Pará.

Ainda sobre a Campanha Salarial nas Redes Municipais de Ensino, as/os conselheiros/as apresentaram um panorama de suas localidades e Regionais, além de denúncias de assédio moral e perseguição política a dirigentes sindicais em diversos municípios, dentre eles Itaituba. Sendo, também, aprovada Nota de Repúdio (clique aqui e leia a referida nota) e assistência jurídica aos denunciantes.

A mesa de debate sobre os Precatórios do Fundeb foi coordenada por Mateus Ferreira e Cristina Rafaela Silva, os palestrantes foram Walmir Brelaz (consultor jurídico Sintepp) e Anísio Melo (Frente Norte e Nordeste em Defesa da Educação). O debate definiu pela organização de formações para ampliar o conhecimento de nossa categoria sobre tema.  

A mesa seguinte foi sobre Pendências das Subsedes, coordenada por Conceição Holanda e Mônica Brito. Conforme as solicitações enviadas ao Sintepp Estadual, a mesa abriu exposição para os municípios de: Brejo Grande, São Geraldo do Araguaia, Baião, Itaituba, Primavera e Nova Timboteua. A Comissão de Ética, oportunamente, apresentou relatórios em andamento, que serão encaminhados às Subsedes requisitantes, e recebeu novas denúncias de algumas localidades que serão apuradas e apresentadas ao próximo Conselho. Ao final, o plenário aprovou a recondução de membros da Comissão de Ética do sindicato.

A Comissão Eleitoral que conduziu as Eleições do Sintepp, nos dias 30.11, 01 e 02.12 de 2021 e que foi composta por Edivania Alves – Adufpa, Gilmar Santos – Sindbancários/Pa e Marcos Soares – Sindtifes, apresentou ao CER o resultado final do pleito, e em conformidade com o Regimento Eleitoral, conduziu a posse da nova Coordenação Estadual. Fizeram uso da palavra a Coordenadora Geral do sindicato no triênio 2018/2021, Cirlene Cabral, e os atuais Coordenadores Gerais eleitos, Conceição Holanda e Vanildo Pereira.

Os parlamentares Marinor Brito (Deputada Estadual), Fernando Carneiro (Vereador de Belém) e Vivi Reis (Deputada Federal) manifestaram virtualmente ao Conselho, pontuando suas defesas a Educação Pública do Pará.

No sábado, 29, o CER iniciou pela reunião autogestionada do Coletivo de Mulheres do Sintepp. O momento foi coordenado por Eusa Silva, Léia Pinto e Mônica Brito. A atividade providenciou a continuidade da organização de ações voltadas ao debate e a formação sobre questões feministas e gênero nas bases desta categoria, que tem em sua maioria mulheres.

A mesa Novo Fundeb X PCCR, coordenada por Heloise Rocha e Vanildo Pereira, contou com os palestrantes Mª Madalena Vieira e Paulo Sérgio de Oliveira, ambos do GEPPOGE/UFPA e Mateus Ferreira (PPGED-UFPA/Sintepp). Concluída a exposição, a mesa respondeu aos questionamentos do plenário e encaminhou a deliberação de realização de formações sobre o financiamento da educação pública. 

Na tarde do dia 29.01 os/as conselheiros/as inauguraram a nova Sede Administrativa do Sintepp. Este espaço, sito na Tv. Padre Eutíquio, 1337 – Batista Campos, representa mais uma conquista histórica para toda a Classe Trabalhadora Educacional Paraense, que em nossos quase 40 anos em defesa da Educação Pública se mantém fortalecida por sua base e na luta por valorização profissional e justiça social.

Finalizado nosso 1º CER de 2022, o Sintepp vem a público agradecer a todas/os as/os conselheiros/as que se conectaram virtualmente, devido às restrições da pandemia, e as/aos participantes presenciais, que se deslocaram de suas localidades a fim de garantir o debate democrático que dá força à nossa categoria. Agradecemos ainda ao Sindimupe pela parceria na programação cultural e as/aos nossas/os funcionárias/os e colaboradoras/es, que no dia-a-dia nos possibilitaram a realização deste Conselho.       

Para ver mais imagens de nosso CER clique aqui.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip