Reunida em assembleia geral na manhã desta quinta-feira, 17, a categoria aprovou que a próxima reunião ocorrerá no dia 30 de janeiro, um dia depois da audiência em que a SEDUC anunciará como será efetivado o piso 2019.
A atividade de hoje, 17, começou com informes gerais, com apresentação das lutas que começam a se desenhar pelas centrais sindicais do país em favor dos direitos da classe trabalhadora.
Avançando, a Assessoria Jurídica do SINTEPP repassou informes sobre o andamento das ações do piso, aulas suplementares e aposentadorias.
Na pauta principal a coordenação do Sindicato apresentou os informes da audiência ocorrida ontem, 16, com a nova Secretária de Educação. Foi a primeira reunião entre o SINTEPP e a nova gestão do Estado. Entre os pontos principais da pauta se tratou sobre piso salarial, 1/3 de hora atividade, precatórios e reforma e violência nas escolas.
A Secretária reafirmou a disposição do governo em cumprir a lei do piso e que o reconhece como vencimento base. O sindicato indicou que cabe ao governo encontrar uma forma de retirar a ação do piso, que foi judicializada pelo governo Jatene.
A audiência abordou ainda o PCCR e concurso público, além de transporte e alimentação escolar. Também se constatou que muitos conselhos escolares não estão regulares e que os problemas enfrentados pelo SOME são diversos, entre eles a suspensão de aulas por falta de transporte em muitos municípios, o que já está sendo renovado o convênio para esta semana, segundo a SEDUC.
Como encaminhamentos foram aprovados:
- IASEP: apresentar a pauta de melhoria no atendimento;
- Pedir o fim do projeto Mundiar;
- Encaminhar a redução do número de alunos por turma;
- Resgatar o debate do retorno da língua espanhola;
- Redebater o preenchimento do diário de classe;
- Solicitar liberação de carga horária para membros dos conselhos escolares;
- Cobrar progressões e promoções;
- Resgatar cadastros reserva;
- Retorno da obrigatoriedade do turno noturno;
- Estruturação das escolas tecnológicas.
AGENDA
20.01 (domingo)
Panfletagem contra a reforma da previdência – 9h – Pça da República;
21.01 (segunda-feira)
Ato contra o desmonte do Ministério do Trabalho – 9h – Pça Brasil;
29.01 (terça-feira)
Audiência com a Secretária Leila Freire – 9h – SEDUC
30.01 (quarta-feira)
Assembleia geral da categoria – 9h – local a definir.
Para acessar mais imagens da assembleia da rede estadual de ensino do SINTEPP clique aqui.