As (os) trabalhadoras (es) em educação da rede municipal de ensino do município de Abaetetuba, na Regional Baixo Tocantins do Sintepp, reunidas (os) em assembleia geral deflagraram GREVE no último dia 18|08 para denunciar as péssimas condições da educação pública, mais especificamente no que se concerne à alimentação e ao transporte escolar e para reivindicar direitos garantidos em lei e que se referem a jornada de trabalho dos profissionais do magistério público da educação.
A greve iniciou no dia 22|08, cumprindo seus prazos legais, uma vez que a quantidade e a qualidade da alimentação escolar são insuficientes e até o momento os educadores não têm garantido a hora atividade.
Vale lembrar que em 1|8|2013 o Ministério da Educação (MEC) homologou o parecer nº 18|2012 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE) que trata exatamente dos parâmetros a serem seguidos na implementação da jornada de trabalho dos profissionais do magistério público da educação básica, e que o governo de Francineti Carvalho (PSDB) ignora completamente.
O Sintepp denúncia ainda que ainda não recebeu o retroativo do piso de janeiro; que o governo nunca cumpre o prazo de pagamento de salários antes do 5º dia útil de cada mês e na cidade têm mais 700 pessoas sendo pagas dos 60% de FUNDEB e que estão lotadas em outros departamentos, que não a educação.
Na pauta social além da infame falta de regularidade na entrega da alimentação escolar e a execrável qualidade, o transporte já gerou inúmeros transtornos. Provocando inclusive neste ano letivo greves e manifestações da comunidade escolar e dos rabeteiros que ficaram, por exemplo, até maio sem receber, e tiveram que paralisar suas atividades diversas vezes. Os barqueiros já anteciparam que se os atrasos de pagamento continuarem a partir deste próximo mês voltarão a grevar, pois não terão condições de trabalho. Os maiores prejudicados obviamente serão estudantes das redes municipal e estadual das ilhas e comunidades distantes da sede da cidade que não terão como comparecer às aulas, mesmo que se ponha um fim a greve dos educadores.
Em nova assembleia de greve realizada na manhã desta segunda-feira (5) a Categoria, deliberou pela continuidade da greve, considerando que não houve nenhum avanço nas tentativas de negociação com o governo, sendo deliberada a seguinte agenda:
05|09: tarde
Mobilização nas escolas
06|09: manhã
Mobilização nas escolas
16h
Assembleia geral. Local: Sintepp
19h
Vigília Grito dos Excluídos “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada e mata”. Conc: Hospital Stª Rosa.
07|09: 7h00
Caminhada Grito dos Excluídos. Conc: Pça. do Barco
08|09: manhã
Mobilização nas escolas
tarde
Audiência com o governo. Local: Prefeitura de Abaetetuba
*Após a audiência será instalada assembleia geral para definir os rumos do movimento.
O Sintepp esclarece que neste dia 05|09 contam-se no calendário escolar oito dias de greve, pois nos dias 25 e 26|08 já havia sido informada a realização da “Formação: Quem educa Luta e Transforma”.