O Sintepp marcou presença no ato público contra o ajuste fiscal de Dilma/Levy (PT/PMDB) e em defesa dos servidores públicos federais (SPF’s), que ocorreu na manhã desta quarta-feira (23) no portão de entrada da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém.
Os servidores públicos federais, em greve há quase de quatro meses denunciam cortes de verbas e precarização em setores como a educação, saúde, previdência e demais serviços públicos.
O Dia Nacional de Paralisações e protestos visou denunciar a política errônea de ajuste fiscal do governo federal, que no último período já cortou R$ 69 bi dos órgãos federais. Só as universidades públicas foram impactadas com cortes de cerca R$ 11 bilhões.
Entre os demais prejuízos para os trabalhadores em greve estão: congelamento dos concursos públicos, aumento de impostos, recriação da CPMF e extinção do abono de permanência, reajuste salarial para os SPF’s somente em agosto de 2016.
Em Brasília, durante o ato em frente ao Ministério da Fazenda, manifestantes foram durante reprimidos pela Polícia Militar. Tais cortes, com consequente sucateamento dos serviços públicos, são para economizar dinheiro para pagar juros e amortizações da dívida pública, portanto nos estados governados pelo PSDB e que estão a serviço dos bancos e empresários que financiam suas campanhas a veemente luta é a alternativa para os (as) trabalhadores (as).
Amanhã, 24, haverá paralisação na Rede Estadual, com ato público a partir das 9h00 no Hangar. No dia 30 (quinta-feira) ocorrerá assembleia geral da categoria, às 9h, na Seduc.
Vem pra luta!
Informações: Adufpa/Sindtifes/Fórum de entidades dos Servidores Públicos Federais (SPFs)