8º Congresso da Regional Oeste do Sintepp elege nova coordenação

A Coordenação da Regional Oeste do Sintepp realizou entre os dias 30/10 e 01/11, na cidade de Novo Progresso, o seu 8º Congresso Regional, que teve como tema central “Da pátria educadora à realidade concreta: das contradições à valorização e reconhecimento dos trabalhadores da educação”, com a participação de 198 delegados e delegadas de dezesseis municípios.

A abertura do congresso aconteceu na noite do dia 30/10, e a mesa foi composta por Idávila Santos, coordenadora geral da Subsede de Novo Progresso, Núbia Franchini, secretária de educação de Novo Progresso, Marcio Pinto, coordenador geral da regional, Whisney Messias, coordenador geral da regional e Williams Silva, coordenador estadual de comunicação, que representou a Coordenação Estadual. Ainda na primeira noite foi aprovado o Regimento do Congresso e votado pelos delegados e delegadas o descredenciamento de delegada de Izaneide B. Dias, de Itaituba, seguindo orientação do parecer elaborado pela assessoria jurídica da regional Oeste e pelo fato de hoje a mesma compor a equipe de governo naquela cidade, além da palestra com o tema central do congresso.

O segundo dia do congresso teve início com a 1ª mesa de discussão “Movimentos identitários da profissão docente e a marginalização das greves do trabalhador em educação nos discursos sociais”, além dos debates nos Grupos de Formação que versaram sobre: Terceirização das atividades fins no serviço público; Gestão democrática e controle social nas escolas; Direito de greve no serviço público; PCCR unificado: carreira e valorização profissional e Jornada, hora atividade e lotação. No período da tarde do segundo dia tivemos a 2ª mesa de discussão: Conjuntura nacional, regional, estadual e municipal, com as devidas intervenções do plenário e, em seguida, a formação dos Grupos de Trabalho para a construção do plano de lutas da regional. Os GT’s fizeram o Balanço da gestão da Regional Oeste e a análise das políticas Educacional e Sindical. As proposições dos GT’s foram apresentadas e aprovadas pelo plenário no período da noite.

O terceiro e último dia do congresso foi reservado para a eleição da nova coordenação da regional que irá dirigir as lutas entre 2015 e 2018 e a definição da cidade que irá sediar o próximo congresso. Como foi apresentada apenas uma chapa para concorrer a eleição da coordenação regional, a mesma foi aclamada pelos (as) delegados e delegadas, sendo que os novos coordenadores gerais da Regional Oeste serão o professor Adenilson Costa, da Subsede de Alenquer e, a professora Izabel Sales, da Subsede de Santarém. A cidade que irá sediar o próximo congresso também foi eleita por aclamação e será Almeirim. No período da tarde foi realizada a confraternização entre as delegações dos municípios presentes.

Pelo conjunto de proposições discutidas e aprovadas, que compõem o plano de lutas da regional, bem como pelo cenário de ataques e de retirada de direitos dos (as) trabalhadores da educação pública, não temos dúvidas que os desafios que serão enfrentados pela nova coordenação eleita serão imensos e exigirão muito da mesma, mas esperamos e temos certeza que os (as) novos (as) coordenadores (as) da Regional Oeste estarão à altura desses enfrentamentos.

Por fim, parabéns à coordenação da Subsede do Sintepp de Novo Progresso, à Coordenação da Regional e ao conjunto de Subsedes que estiveram presentes e construíram este vitorioso congresso.

Nova Coordenação da Regional Oeste
Nova Coordenação da Regional Oeste

 

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip