Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/6/6e/3e/sintepp/public_html/wp-includes/class-wp-post-type.php on line 528

Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /home/storage/6/6e/3e/sintepp/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/includes/hooks.php on line 259
Educadores de Tomé-Açu realizam ato público por concurso, contra o atraso de salários e em denuncia a má qualidade da merenda escolar – SINTEPP

O Sintepp Subsede Tomé-Açu, na Regional Baixo Tocantins informa que as (os) trabalhadoras (os) da rede municipal de ensino realizaram na manhã desta quarta-feira (1) ato público para denunciar o atraso nos salários, a não realização de concurso público e a má qualidade no fornecimento de alimentação escolar para os estudantes.

A manifestação objetivou chamar a atenção do poder público e da sociedade para a alarmante situação da educação pública na cidade. Desde janeiro os educadores aguardam o pagamento do piso salarial e o governo de Josehildo Taketa não apresentou uma data quitação da dívida. “Dos nove municípios que compõem nossa regional somos o único município que ainda não recebeu a correção do piso”, comentou Elton Carvalho, Coordenador do Sintepp Tomé-Açu.

No último dia 24|05 havia uma reunião marcada entre o Sindicato e o governo, porém nesta mesma ocasião agentes da Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União e a Receita Federal, estiveram na cidade para iniciar as investigações da Operação Lessons, de combate ao desvio de verbas do Fundeb, que envolve além da prefeitura de Tomé-Açu, os governos de Belém, Marituba, Acará, Inhangapi e Vitória do Xingu, o radialista Nonato Pereira, e a empresa BR7 editora (a mesma que prestou serviço à Seduc, durante a gestão de Jatene|Helenilson, quando Ana Hage, a atual secretária de educação já fazia parte desta equipe, para cursinho de inglês e que foi denunciada pelo Sintepp à época.

O governo de Tomé-Açu também está sendo sondado por outra Operação da PF, esta denominada de Sucupira, que tem trabalho associado com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado da Fazenda e que investiga fraudes em licitações de obras de reformas de escolas na zona rural.

Os educadores fecharam por cerca de 2 horas a rodovia PA-140, na altura da ponte sobre o Rio Acara-Mirim na entrada da cidade. Até que o governo enviou a Polícia Militar para intermediar a negociação para a liberação da do trânsito na rodovia. Uma comissão foi destacada ir até a sede da prefeitura e conseguiu agendar para a tarde desta quinta-feira (2) reunião com o governo.

Durante o ato ainda foi feita a leitura do documento produzido na audiência e foi deliberado que caso não haja consenso com governo em relação a pauta da Categoria ocorrerá um novo ato público na próxima segunda-feira (6). Em relação ao concurso público, o último que aconteceu na cidade data de 2005, e quanto ao fornecimento da alimentação escolar há relatos de falta em um número significativo de unidades de ensino, além da péssima qualidade.

Geisi Dias

Sintepp Ananindeua responde às denúncias de má qualidade na alimentação escolar

Rede municipal de Bragança garante PCCR unificado depois de oito anos de luta