Vestibulandos 2016 – o mérito é da comunidade escolar

Como se não bastasse o estado de completo abandono em que se encontram as escolas da rede estadual e o massacre promovido por parte do governo estadual, retirando direitos, execrando publicamente os professores – via imprensa comprada com dinheiro do contribuinte. O governo Jatene ainda se presta ao papel ridículo de querer tomar pra si os méritos da aprovação considerável de alunos das escolas estaduais em várias instituições de ensino superior.

O que o governador e seus secretários não querem reconhecer é que esse mérito é tanto dos alunos, dos professores, técnicos e funcionários. E muito menos de um governo que, com suas políticas de dissecação da educação pública, empurram os estado do Pará para os últimos lugares nos índices educacionais.

Vários alunos, de várias escolas, na capital e interior, conseguiram o feito louvável de “extrair leite das pedras”, logrando aprovação quando muitos ainda nem sequer terminaram a quarta avaliação. São sábados e feriados com aulas extras ministradas gratuitamente, sem caráter de reposição, a fim de garantir o mínimo de preparação.

Com uma dose altíssima de mentira, mesclada a um oportunismo sem medidas, a secretaria de educação afirma que houve um expressivo investimento por parte da Seduc, via aulões do Propaz e um único simulado para as turmas do terceiro ano do ensino médio.

Professores e alunos mostraram do que são capazes, mesmo como todas as adversidades. Se o governo fizesse sua parte, os resultados seriam ainda melhores.

Curiosamente, após o anúncio do fechamento de vários turnos e mesmo de escolas inteiras, a resposta veio com o alto índice de aprovação. Algumas de nossas escolas com números de aprovados que em nada deixam a desejar diante de escolas particulares, como o Pedro Amazonas Pedroso, Augusto Meira, Ulisses Guimarães e Souza Franco.

Parabéns aos alunos e professores da rede pública estadual que conseguiram furar o bloqueio social e mostrar que a luta diária pela educação pública também se materializa nos bons resultados obtidos por nossos alunos.

calouros serra

Sintepp Sindicato

Read Previous

03|fevereiro: Assembleia Unificada dos Servidores Públicos Estaduais

Read Next

24 de fevereiro: "Assembleia Geral da Rede Municipal de Belém"

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *