SINTEPP realiza o último CER de 2019

????????????????????????????????????

Começou na manhã desta sexta-feira, 13, no Beira Rio Hotel, em Belém, o último Conselho Estadual de Representantes/CER do ano de 2019. O Conselho iniciou com a fusão das mesas de Análise de Conjuntura e Campanha Salarial.

Coordenada por Beto Andrade e Izabel Sales, a mesa foi composta pelo Vereador de Belém pelo PSOL Fernando Carneiro e os seguintes coordenadores de Regionais: Baixo-Tocantins – Benedito Correa, Marajó – Eusa Silva, Metropolitana – Iolanda Freitas, Nordeste 1 – Alvaro Nazareno, Nordeste 2 – Silvio Cesar, Oeste – Izabel Sales, Sudeste – Vanildo Pereira, Sul – Marilene Nascimento, Tocantina – Edwilson Barbosa e Xingu – Manoel Pimentel e Samir Mamede.

Entre as principais explanações, Fernando Carneiro fez uma análise do atual cenário político, pós eleição de Jair Bolsonaro e as impopulares medidas do governo que vão desde a retirada vertical de direitos trabalhistas até o crescimento abrupto da miséria em nosso país.

As regionais mostraram os enfrentamentos em seus municípios, citando problemas como a não implementação e desatualização dos PCCR’s; a não atualização e retirada das gratificações e das horas atividades; a não realização de concurso público; redução e atraso salarial e do 13° salário; corte da contribuição sindical; descumprimento dos 200 dias letivos; atraso no pagamento dos barqueiros; fechamento de escolas; perseguição e transferência de dirigentes sindicais; corte de ponto de dias de paralisação; não pagamento dos mandatos classistas pelo Fundeb; ameaça de morte à dirigentes sindicais, esta última sendo considerada gravíssima no seio desta entidade, sendo tomadas todas as providências para resguardar a segurança dos referidos dirigentes.

Registrou-se vitórias importantes como a devolução dos descontos de dias parados, a efetivação de PCCR que há anos aguardavam encaminhamentos e a garantia de gratificações de escolaridade, que outrora haviam sido suspensas irregularmente pelos governos.

O CER continua até amanhã, 14, com extensa programação. Após o intervalo do almoço na tarde de hoje, 13, ocorre o debate da campanha salarial e em seguida a mesa sobre o Financiamento da Educação, que contará com a colaboração do Mestre em Educação pela UFPA e Coordenador de Formação do SINTEPP, Mateus Ferreira. Ainda nesta sexta-feira, 13, as/os conselheiras/os debatem a realização do XXIV Congresso Estadual das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação, previsto para acontecer em 2020, na cidade de Belém.      

Geisi Dias

Read Previous

Helder tire a mão dos nossos direitos!

Read Next

CER debate Financiamento da Educação Pública

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *