Jatene não reajusta o Piso nem paga o 1/6  de recesso.

* Por Alberto Andrade (Beto)

O novo-velho governo já dá sinais de como deverá ser o tratamento aos trabalhadores em educação no Pará neste mandato.

As expectativas ruins em relação ao reajuste do Piso Salarial, que ficou em 13,01%, acabaram se concretizando.

O Governo Estadual já vinha sinalizando o não cumprimento da Lei Federal, com argumentos de dificuldades orçamentárias e financeiras, questionando inclusive a capacidade de arcar com o Piso.

Não é novidade para nossa categoria essa artimanha de Jatene (PSDB) em antecipar dificuldades para vir negociar por baixo com os educadores.

Pra piorar ainda mais este péssimo início/continuidade de governo, não foi garantido neste pagamento o percentual de 1/6 (um sexto) referente ao recesso remunerado.

O recesso estabelecido pelo próprio governo, ao antecipar unilateralmente o calendário e impor o início das aulas até 09/03, deveria obrigá-lo a já garantir no pagamento no salário de janeiro/15, coisa que não aconteceu.

Nossa resposta deve ser dura e vir de imediato. Devemos deixar claro para Jatene e sua equipe que não aceitaremos calote e que nossa categoria cobrará todos os acordos firmados na greve, especialmente das Reformas das Escolas e Seducão, do PCCR Unificado com os Servidores do Apoio e Administrativo, Implementação das Eleições Diretas de acordo com a Lei (que foi aprovada com acordo entre Sintepp, Governo e ALEPA), além de lutarmos por novas conquistas para os trabalhadores.

Sintepp reunirá com o Governo na sexta 30/01

A Coordenação de nosso sindicato solicitou desde o início de janeiro audiência com o Governo Estadual para discutir nossas demandas mais imediatas, bem como começar o diálogo sobre nossa Campanha Salarial 2015.

Após muita insistência do sindicato, o governo marcou a audiência que ocorrerá nesta próxima sexta (30/01).

Todas as informações que forem levantadas na audiência servirão de patamar para o debate em nossa Assembleia Geral, que ocorrerá no dia 6/2, no Auditório do CCNT/UEPA, às 9h.

Novo secretário de Educação terá autonomia para conduzir a Seduc?

Ainda não se tem muita informação de como será a gestão da Seduc, comandada agora pelo ex-vice governador, Helenilson Pontes.

A mudança de comando chegou a ser uma surpresa para muitos, visto que o PSDB sempre comandou a pasta, através da influência do Deputado Federal Nilson Pinto.

Com essa alteração, que também chegou aos secretários adjuntos e ao terceiro escalão da secretaria, se percebe a iniciativa em constituir uma equipe de confiança do Secretário, que o permita implementar suas políticas na maior Secretaria do Estado.

Mas o que sugere uma certa autonomia administrativa, em nada tem a ver com autonomia política, que ainda deverá ser comprovada, ou não.

O pouco que se sabe do novo secretário é de seu currículo como influente tributarista, e sua não formação na área da educação, que se apresenta como um possível limitador em sua atuação na perspectiva educacional, tão vilipendiada em nosso estado.

De qualquer modo, dentro de uma conjuntura mais geral e local, precisaremos novamente de muita organização e disposição para a luta, pois o que se avizinha são as crises, que rigorosamente vêm sendo jogadas nas costas do povo trabalhador. Não pagaremos pela crise!

Só avança quem luta!

*Alberto Andrade é professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino, formado pela Universidade do Estado do Pará e Secretário Geral do Sintepp.

não_ao_calote_da_educação

Baixe aqui o boletim do estado para mobilizar sua escola

Marapanim: ocupação da prefeitura é encerrada, mas luta segue

7 Comments

• Se o governo não pagar o que nos é de direito, como o piso nacional do magistério e o retroativo , não iniciaremos o ano letivo de 2015.

• Tem que logo avisar que não faremos reposição e se for assim, o Estado terá que pagar a reposição como horas extras, claro que se o Judiciário considerar a greve legal, o que certamente ocorrerá se o Juiz tiver estudado um pouquinho sobre leis e direitos.

• Todos nós já sabemos qual é linha de governo de Jatene… sem acordo, sem educação, sem escrupulos, etc.
    Me pergunto se as pessoas que votarm nele estão satisfeitas?

• A educação nunca foi e nunca será prioridade nesse governo podre! O Pará esta em péssimas mãos será que ninguém soube que nosso governador foi considerado, simplesmente o quinto pior governador do país? Pelo menos nisso estamos entre os 10 primeiros!!!!!!

• O SINTEPP estadual deve conclamar todas as subsedes para uma greve geral pelo repasse do percentual do aumento do piso 22015. Só assim os nossos governantes, os nosso parlamentares vereadores ou deputados, o MP, o poder e a mídia nos dariam ouvidos. Mas para uma ação como essa o SINTEPP estadual tem que toma a dianteira.

• Em última assembleia a categoria decidiu pela paralisação no dia 19 de março e no dia 20 voltaremos a nos reunir em assembleia para decidir se deflagramos a greve ou não na rede estadual de ensino.

• Contracheque já está no portal do servidor, sem o piso atualizado. Não iniciaremos o ano letivo de 2015 !